fbpx

Blog

O uso da inteligência artificial está aumentando cada vez mais em atividades simples do nosso dia a dia. E, para quem acha que é um tema complicado, é hora de entender um pouco melhor sobre o assunto neste artigo. 

Aliás, segundo uma pesquisa da IBM, 32% das marcas utilizarão IA (inteligência artificial) para entender os sentimentos e as percepções dos seus clientes. 

Isso acontece porque a tecnologia é uma porta de entrada para o acesso a dados e informações do público em todas as etapas do funil de vendas. Por isso, é importante sabermos o que é a inteligência artificial e quais são os seus benefícios para o marketing digital.

Vamos que a Tante te mostra!

O que é inteligência artificial? 

Por mais que esse termo seja muito falado atualmente, algumas pessoas não sabem muito bem o que ele é. Por isso, explicamos: a inteligência artificial nada mais é do que o uso da máquina para reproduzir ações humanas de forma autônoma. 

E isso vem sendo bastante adotado pelas ferramentas digitais, como Google, Instagram, Facebook, WhatsApp, entre outras. 

Na verdade, podemos dizer que o Google é o precursor nesse mercado. Isso porque ele adotou o Machine Learning, processo que as máquinas desenvolvem o reconhecimento e replicação de padrões, para desenvolver o Google Imagens, por exemplo. O buscador do Google nada mais é do que uma IA que é treinada bilhões de vezes todos os dias por nós que fazemos as buscas. 

Apesar de ser uma longa história, é importante saber que é por meio dos algoritmos, robozinhos que leem todas as informações de usuário na internet, que são captados os dados para serem utilizados de diversas formas. 

Quais são os benefícios do uso da inteligência artificial no marketing? 

São inúmeros os benefícios do uso da IA no marketing digital, mas podemos citar dois principais e mais conhecidos: 

Automação de atividades

As atividades que antes eram feitas manualmente agora podem ser automatizadas pelas máquinas. Um exemplo simples é aquele aplicativo que programa a postagem da sua página do Instagram e, logo após, traz relatórios sobre o desenvolvimento do seu conteúdo. 

Não só isso, um grande case também são os chatbots que podem ser colocados nos sites para interagirem com os clientes que acessarem. Além da possibilidade de algumas ferramentas automatizarem o envio de e-mails marketing ou trilhas, para sempre aquecer os leads.

Não é o simples fato de automatizar, e sim entender o processo em que está inserida e tomar decisões autônomas para dar o melhor encaminhamento.

Coleta de informações e segmentação do público 

Já falamos sobre os dados aqui, mas precisamos ter ideia do poder da captação dessas informações para insights e planejamentos. Esses dois pontos são essenciais para o desenvolvimento de campanhas, sejam elas de qualquer tamanho ou formato. 

Isso acontece porque entender o que o seu público quer ou precisa é o ponto chave para o sucesso no marketing digital, e a inteligência artificial é uma grande aliada nesse processo. Ela capta as informações detalhadas sobre os perfis dos usuários e disponibiliza toda a base para a sua campanha prosperar. 

No Facebook e no Instagram Ads, por exemplo, você pode ter acesso aos dados demográficos, interesses e muito mais sobre o público que desejam. E, com poucos cliques, é possível delimitar com muita precisão aspectos demográficos, psicográficos e comportamentais desse público.

E é assim que vocês conseguem levar um anúncio ou um conteúdo no momento certo e para as pessoas certas.

Utilizem a inteligência nas campanhas  

Depois de saber a potência da inteligência artificial para o marketing digital, não tem como deixar ela de lado, não é? 

Pois bem, para ter sucesso nas suas produções, é importante procurar uma empresa que tenha experiência no mercado e instruirá da melhor forma para o bom uso dos dados. 

Para dar um próximo passo nos seus estudos, confiram o nosso artigo “Planejamento de Marketing digital: Conheça 5 dicas infalíveis para elaborar o seu. Pois é importante sempre usar as ferramentas, como a inteligência artificial, no contexto de todo o trabalho da comunicação.