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As redes sociais são verdadeiras preciosidades do marketing. Toda vez que alguma pessoa publica no Facebook, Pinterest, Twitter ou Instagram, por exemplo, ela cria uma pegada digital. Para alcançar o público certo, na hora certa, cabe a sua empresa seguir essas pistas.

As informações fornecidas pelas redes sociais são abundantes, porém é importante captar apenas o que interessa aos objetivos do seu negócio. Algumas empresas usam as redes sociais para alcançar novas pessoas, outras usam para nutrir relacionamentos, e outras usam para empurrar leads através do funil de vendas.

Não existe maneira certa de agir, portanto, a análise de resultados vai depender dos seus objetivos e das plataformas que sua empresa usa. Mesmo assim, algumas métricas são consideradas fundamentais para avaliar a presença da marca nas redes sociais.

Conheça os 5 pontos fundamentais para o monitoramento!

1 – Alcance

O alcance representa a quantidade total de pessoas atingidas pelos posts. Isso quer dizer que a publicação foi exibida para determinada quantidade de pessoas, independente da realização de qualquer ação.

Em algumas redes sociais, o alcance é regido por algoritmos que variam de acordo com as interações com os posts. Dessa forma, se você vem distribuindo conteúdo relevante e existem pessoas interagindo com ele, é provável que o alcance orgânico das suas postagens cresça.

2- Engajamento

O engajamento mostra quantas pessoas realizaram alguma ação com a sua publicação, seja ela curtir, comentar ou compartilhar, por exemplo. Analisar o engajamento é uma excelente maneira de entender se a página está indo na direção certa em relação ao conteúdo distribuído.

Lembre-se: se o engajamento é baixo, a rede social entende que os seus posts não são muito relevantes para o público alvo. Dessa forma, o alcance da sua página pode diminuir drasticamente.

3- Perfil de Público

As redes sociais fornecem uma análise detalhada do perfil que interage com a página. Dessa maneira, é possível entender se as pessoas interessadas na sua empresa fazem parte do seu público, ou se você deve trabalhar melhor o conteúdo para atingir quem realmente importa.

4- Publicações com Melhor Desempenho

Analisar os posts com melhor e pior desempenho é uma ótima forma de afinar o conteúdo que a sua marca posta e entender o comportamento do público na página. As publicações com bom desempenho podem servir como exemplos para futuros posts. Já aquelas que não obtiveram bons resultados podem trazer insights de como melhorar a performance. Uma dica: preste atenção também nos dias e horários que trazem bons resultados de engajamento.

5- Comentários

Receber comentários significa que seu post conseguiu tocar alguém, seja de forma positiva ou negativa. Analise atentamente os comentários, peça sugestões e interaja o máximo possível com seus seguidores. Além disso, Não deixe de responder os comentários negativos. A maneira como a sua empresa se porta em relação às críticas pode reverter uma imagem negativa, afinal de contas, todo mundo erra. O desafio é saber se retratar da melhor forma.

E você? Que métricas costuma analisar para avaliar o sucesso da sua página? Escreve para gente!