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01/11/2019 Marketing digital

Explicando o marketing digital em 4 passos

No mundo hiperconectado em que vivemos, não há dúvidas mais de que o marketing digital é uma necessidade das empresas, sob pena de ficarem à margem de todo e qualquer crescimento. Dessa forma, entender os principais passos do marketing digital é fundamental para o sucesso do seu negócio.

Mas quando falamos nas estratégias que devem ser tomadas no ambiente digital, muitas dúvidas ainda surgem. Mesmo que não seja mais um tema novo em si, há sempre muita atualização no processo. Tudo isso deixa empreendedores inseguros de como devem agir na internet.

Para isso, preparamos esse texto com uma sequência básica que as ações em marketing digital devem percorrer. São passos fundamentais que não podem ser ignorados.

Vamos conhecer um pouco mais sobre eles nas linhas a seguir?

1. O início do marketing digital: planejamento

Como tudo na vida, a garantia de sucesso das empreitadas no futuro depende de uma ação no agora: planejar. Assim também acontece com o marketing digital.

Planejar significa olhar para a realidade, determinar objetivos claros, traçar estratégias e verificar se tudo andou conforme o esperado. Assim se deve começar um documento em que constem essas etapas. Cada uma merece uma atenção especial.

A análise situacional dá uma perspectiva ampla do que está acontecendo no mercado e com os seus concorrentes. Verifica os marcos legais, as novas tecnologias que podem ser aproveitas, o ambiente social e cultural e, claro, o econômico.

Com todas essas informações em mão, deve-se traçar objetivos que digam o que a empresa quer alcançar no ambiente virtual. Estamos falando de aumentar sua reputação, criar autoridade em um certo tema, aumentar vendas através do e-commerce ou aprofundar relacionamento com seus clientes.

Para cada um dos objetivos, existem estratégias a serem seguidas. A forma como iremos alcançá-los. As estratégias dizem se o foco será em mídias sociais, em inbound marketing, na ampliação de canais online de venda e de relacionamento, por exemplo. Por fim, será sempre necessário o controle sobre todas as ações.

2. A criação de personas

Identificar o público-alvo é tarefa primordial. A reunião das informações sobre as características demográficas (idade, sexo, renda, religião, profissão e etc), psicográficas (estilo de vida e forma de ver o mundo) e comportamental (formas de consumo) é a base para a investigação de quem é seu público.

Uma vez identificados, deve-se somar a isso quais são as demandas desse determinado grupo no ambiente digital. O que eles procuram? Por que procuram? O que querem solucionar em suas vidas?

Chamamos tudo isso de as dores da persona. Assim, podemos construir um perfil mais vivo e realista das pessoas as quais nos dirigimos na rede e impactá-las com mais precisão. A definição de personas é um item fundamental do marketing digital e serve como base para a tomada de todas as decisões.

3. A escolha das ferramentas

Elas são inúmeras. Por isso, não tenha a intenção de usar todas as ferramentas presentes no mundo virtual. É preciso selecioná-las e fazer uso daquelas que vão melhor atender seus objetivos.

Instagram Ads, Facebook Ads, Google Ads, SEO, SEM, Mobile e Marketing Content são apenas algumas dos mais conhecidos recursos. São os objetivos e as estratégias do planejamento digital que irão dizer se é melhor focar em uma ou outra e quais as vantagens de cada.

O uso correto das ferramentas do marketing digital é a parte nevrálgica de todas as suas decisões. São elas quem irão determinar o sucesso da empreitada e a possibilidade de um ROI positivo, acima das expectativas.

Mitos do Marketing Digital

4. Monitoramento

Nessa etapa tudo deve estar em constante análise. Aqui se observa se a expectativa condiz com a realidade dos ganhos. Se algo estiver saindo fora do esperado, é hora de rever as estratégias.

A verificação constante, com a leitura das métricas feita corretamente, impede que erros sejam cometidos e que as oportunidades sejam identificadas, otimizando, assim, os resultados.

Por fim, não esqueça que o marketing digital é dinâmico e sua atenção deve ser constante. Vimos os passos primordiais para o investimento digital ser exitoso. Mas cada uma dessas etapas se desdobra em muitos outros questionamentos.

Por isso, um profissional competente e experiente em marketing digital pode ser a decisão mais sábia entre todas. Ele tem a expertise para traçar esse caminho da melhor forma possível e trazer ganhos ainda mais sustentáveis para o seu negócio.

Se você ainda gostaria de conhecer mais sobre o que o marketing digital pode fazer pelo seu negócio, agenda um horário conosco. Temos muito o que conversar.

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