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Veja como funciona o SEO para médicos e por que é importante investir na ferramenta

Assim como em qualquer outra profissão, um médico precisa atrair pacientes para seu consultório para que ele possa prestar seus serviços e tornar a vida das pessoas mais saudável. No entanto, na era digital, é preciso se adequar aos requisitos e transformações da internet para se tornar relevante e atrativo para as pessoas que pesquisam determinada especialidade na web. Para isso, é necessário entender, dominar e aplicar de forma eficaz as técnicas de SEO no site ou blog médico.

O que é SEO?

Muitos podem se perguntar, ou mesmo não ter ideia do que se trata esse termo. A sigla SEO significa Search Engine Optimization, ou “otimização de ferramenta de busca”, em tradução livre.

Como o próprio nome da sigla já explica, o SEO para médicos é um conjunto de técnicas que são aplicadas para tornar uma página da web de um médico melhor ranqueada nos sistemas de buscas, como no Google. Ou seja, páginas com o melhor SEO aplicado aparecem mais próximas do topo da lista de resultados da pesquisa.

O SEO é aplicado tanto na construção do site ou blog, nas linhas de codificação, quanto também nos conteúdos publicados aplicando técnicas para melhores títulos, palavras-chave, links internos, etc.

Por que é preciso ficar bem posicionado nas pesquisas?

Cada nova página escrita e publicada na internet é usada para alimentar o acervo de resultados dos mecanismos de busca, e esse mesmo mecanismo vai listar e exibir os resultados de acordo com o maior grau de relevância com a pesquisa feita pelo usuário. Quanto mais critérios e requisitos de busca uma página cumpre, melhor será o posicionamento daquele site durante uma busca. Dessa forma, os primeiros resultados são sempre os mais completos e mais relevantes em relação ao termo pesquisado.

Preparar um site bem estruturado com postagens relevantes e otimizadas permite que o site seja exibido na frente dos concorrentes e, dessa forma, atraia mais público leitor; quanto mais pessoas encontrarem aquele site, maiores serão as chances de conversão em pacientes.

Por isso, o SEO para médicos tem se mostrado uma valiosa ferramenta de ranqueamento e de aumento de relevância do conteúdo de saúde na iternet.

Como aplicar SEO para médicos?

Para ser bem ranqueado nas pesquisas, o primeiro passo é produzir um conteúdo relevante com o assunto abordado, de forma simples, objetiva e direta, para que os mecanismos de busca consigam compreender do que se trata o texto.

A segunda coisa mais importante é garantir que existam links de assuntos relacionados dentro do texto que levem o leitor para outras páginas, do próprio site ou de sites externos. O Google entende esses links como uma rede de referências, e, quanto mais referências, melhor será a classificação. Tenha como exemplo um site de venda de colchões; dentro de determinada página daquele blog, o leitor pode encontrar links para direcionar para um site de venda de cama box, outro com um link sobre higiene do sono, um terceiro sobre serviços de limpeza de colchões, e todos os assuntos são conectados e fazem parte do mesmo bloco de referência.

E, por fim, as palavras-chave são muito importantes, tanto no código da página quanto no conteúdo; dessa forma, o buscador consegue relacionar o assunto pesquisado com o texto publicado. Como exemplo, podemos usar uma página que explica sobre resfriados, portanto as palavras-chave mais importantes e que devem constar no texto e ser destacadas no código podem ser “sintomas”, “causas”, “febre”, “tratamento para resfriado”, etc. – tudo o que pode ser relacionado rápida e diretamente ao assunto para o buscador entender que aquele conteúdo é muito relevante e mostrá-lo ao leitor em primeiro lugar.

Gostou de entender mais sobre SEO para médicos? Fale com a Tante para realizarmos esse trabalho para você.