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Não é difícil encontrar donos de negócio que utilizem o e-mail marketing como uma das principais plataformas de comunicação e geração de leads. O e-mail ainda é uma das mídias mais eficazes de relacionamento com o cliente, e existe uma estimativa de que mais de um terço da população mundial tenha um endereço eletrônico em 2019. É bem provável que os seus prospects façam parte desse grupo, certo?

Como iniciar uma campanha de e-mail marketing?

Enviar um e-mail para a sua base de dados não é tão simples quanto parece e vai muito além de apertar o botão “send”. Para começar, é importante definir um objetivo: você deseja gerar tráfego para o site? Receber feedbacks? Nutrir leads? Defina a ação que você quer obter dos seus contatos.

O segundo passo para criar uma boa estratégia de e-mail marketing é entender que o conteúdo enviado deve ser extremamente útil e relevante para quem está recebendo.
Por fim, lembre-se sempre da regra de ouro: nunca compre uma base de dados! Não tem nada mais frustrante do que receber um e-mail de uma empresa que você não conhece, sobre um assunto que você não tem interesse.

Os usos para o e-mail marketing

Existem diversos formatos de comunicação por e-mail e eles podem ser acionados de acordo com os seus objetivos específicos. Saiba como usar o e-mail marketing de acordo com os seus objetivos!

E-mail de boas vindas

Enviar um e-mail de boas vindas é a primeira etapa para nutrir o lead recém adquirido. Mostre que você está feliz em ter um novo membro na família e aproveite para adicionar um call-to-action com o próximo passo para ele se envolver com o seu negócio.

E-mail informativo: Newsletter

A newsletter é um boletim informativo que tem o objetivo de nutrir o relacionamento com clientes e leads, além de mostrar autoridade no assunto em questão. Uma boa tática é entregar conteúdos segmentados de acordo com a jornada de compra dos usuários. Ou seja, envie diferentes conteúdos para quem está quase tomando uma decisão de compra ou para aqueles que ainda querem entender mais sobre determinada questão.

E-mail Promocional

Esse e-mail tem como objetivo promover um conteúdo ou oferta, seja ela gratuita ou paga. O principal objetivo é a conversão, portanto, deve ser enviado de forma segmentada para a lista de leads que possui interesse no que está sendo oferecido.

E-mail para e-commerce

O e-mail para e-commerce tem como objetivo finalizar uma compra do carrinho abandonado, mostrar produtos parecidos com o que os clientes já compraram, enviar promoções e mostrar novidades no e-commerce. O objetivo também é a conversão e deve-se incluir um link direto para os produtos relacionados.

E-mail Sazonal

O e-mail sazonal tem como objetivo mostrar que a empresa está presente nos momentos mais importantes na vida dos clientes, e geralmente é feito de forma personalizada. Ele pode ser uma mensagem desejando felicidades em datas comemorativas, parabenizando pelo aniversário ou por novas conquistas.

E-mail para clientes inativos

Provoque uma reação de clientes inativos ao enviar boas promoções. Não esqueça de segmentar o e-mail de acordo com os interesses do lead e de dar a opção de opt-out no final da mensagem.

Para criar uma ótima estratégia de e-mail marketing, tenha em mente seus objetivos e escolha a melhor forma de abordar o público alvo!