fbpx

O mobile já é o presente. Passamos horas navegando no smartphone, seja enviando e-mails, atualizando nossas redes sociais ou até mesmo fazendo compras. De acordo com uma pesquisa do We Are Social em parceria com a Hootsuite, 63% da população brasileira acessa a internet através de dispositivos móveis. Definitivamente, o celular é o novo melhor amigo do homem.

Com a crescente popularidade dos smartphones e tablets, não é difícil chegar a conclusão de que é essencial estar presente no ambiente mobile para acompanhar as mudanças de hábito dos consumidores. Não devemos dificultar a vida dos clientes quando eles estiverem navegando no site em dispositivos móveis, e sim, tornar esse momento fácil e agradável. O desafio atual é transportar para os celulares e tablets a mesma experiência oferecida no desktop com os sites convencionais.

Para lançar o seu site em dispositivos móveis, existem duas opções que devem ser ponderadas: escolher sites mobile ou sites responsivos. Mas qual a diferença entre eles?

Site Mobile x Site Responsivo

O site mobile é feito exclusivamente para os dispositivos móveis. Ele se adapta automaticamente a celulares e tablets, porém não é possível acessá-lo via desktop. Como ele se configura como um novo site, sua produção é totalmente independente do site convencional para desktop. Dessa forma, a url também será diferente e, geralmente, é utilizado o subdomínio “m”.

Já os sites responsivos se adaptam ao dispositivo que está sendo utilizado no momento, mesmo se ele for desktop. Ele é uma versão única e é programado para se adaptar a qualquer tipo de tela. Dessa forma, a url se mantém a mesma independente do ambiente em que for acessado.

Qual opção escolher?

Como sites mobiles são totalmente independentes do site convencional, é possível criar estratégias ou funcionalidades especiais para esta versão. Além disso, eles costumam ter melhor navegabilidade e tempo de resposta mais rápido durante o acesso. Se for necessário criar um novo ambiente com layout diferente, um site mobile é uma boa escolha, apesar do maior custo e tempo de produção.

Caso o objetivo seja apenas deixar o site navegável em todos os dispositivos, o site responsivo costuma ser a melhor opção. Geralmente, o custo de produção é único e o tempo de manutenção também é bastante reduzido. Ter um site responsivo é uma excelente forma de estar presente no ambiente mobile, sem precisar se preocupar com múltiplos sites.

Para saber qual a melhor opção entre site mobile ou responsivo, pense nos seus objetivos de negócio e como você deseja que o seu cliente te veja enquanto estiver em smartphones e tablets.