Muito se ouve sobre sites, hotsites, e-commerces, blogs e portais. Estar no meio online é extremamente importante para ser descoberto, afinal, as marcas querem estar presentes no momento em que os consumidores tenham a necessidade dos serviços oferecidos por elas. A melhor forma de estar sempre disponível é alimentar um espaço online.
Leia abaixo quais são as principais diferenças entre os ambientes digitais!
Site
O site é um conjunto de páginas online onde uma empresa fornece todas as informações sobre ela. Dentro desse ambiente, é possível se conectar com o mundo e mostrar quais benefícios você pode trazer para os usuários ou clientes. O mundo já é totalmente conectado à internet. Ter um site é como ter uma casa e é muito importante para ser encontrado pelo público alvo.
Hotsite
O hotsite nada mais é do que um website com vida útil temporária, ou seja, com data marcada para sair do ar. Normalmente ele é usado por marcas que desejam prender a atenção dos usuários para o lançamento de algum produto. Ele pode ser hospedado no mesmo domínio do site principal da empresa, porém o design deve ser criativo e enfatizado no objeto que está sendo anunciado, sem distrações de foco.
E-commerce
Um “e-commerce”, como o próprio nome sugere, é um comércio eletrônico. A principal característica de um e-commerce é a venda de produtos, sejam eles bens materiais, como roupas ou móveis, ou até mesmo serviços. Se há transação comercial e um carrinho para adicionar e finalizar compras, você está em um e-commerce!
Blog
São chamados de blogs os espaços na internet onde um indivíduo ou empresa publicam posts regulares sobre determinado assunto. Os blogs são livres para que seus autores emitam opiniões e compartilhem conhecimento. Além disso, o blog é um espaço que permite interações com os leitores, já que eles podem comentar e iniciar conversas com o autor do post.
Eles também são uma excelente estratégia para a sua empresa mostrar expertise no mercado em que está inserida e, com o tempo, se tornar uma referência em um determinado assunto.
Portal
Um portal é um centro fornecedor de notícias. Eles são páginas na internet atualizadas constantemente com diversos assuntos de interesse do público alvo. O portal pode ser horizontal e agregar páginas com diferentes assuntos, ou vertical, a fim de abordar apenas um mercado específico. O foco do portal é sempre a interação com a audiência, o que pode ocorrer através de comentários, enquetes e chats, por exemplo.
Os objetivos da sua marca vão determinar qual o tipo de abordagem você vai usar no ambiente online, seja um site, hotsite, e-commerce, blog ou portal. As diferenças entre eles estão focadas na experiência que você deseja para o seu público alvo e a escolha dos ambientes ideais devem ser baseadas nos objetivos da empresa.