fbpx

Blog

30/08/2018 Inbound marketing

Por que fazer Inbound Marketing?

O inbound marketing é uma metodologia de comunicação e vendas pela internet que se populariza a cada dia, em várias partes do mundo. O mercado já compreendeu o potencial desta linha de ação, com cada vez mais empresas adotando-a como estratégia online.

Contudo, muito mais do que seguir a dança, é necessário saber por que o inbound marketing tem ganhado tantos adeptos e, mais ainda, por que sua empresa também deve aplicar esse método.

O inbound marketing já não é novidade. Mas é preciso entender suas potencialidades e abrangência para saber se ele deve fazer parte da estratégia da sua empresa.

Este artigo traz argumentos e procura esclarecer justamente essa questão: por que fazer inbound marketing?

Então, por que fazer inbound marketing?

A resposta imediata é: porque funciona. Não é à toa que sua expansão tem sido acelerada, beneficiando marcas e empresas que compreenderam como agir diante do seu público online com mais profundidade. Resultados consistentes e mensuráveis em vendas e audiência são a confirmação de que o inbound marketing é efetivo e recomendado para o mundo online.

Isso acontece porque o consumidor mudou. Estamos na era do consumidor 3.0, aquele que está em todos os canais — é omnichannel —, preza pela informação e se relaciona online com facilidade. A expansão da internet ajuda esse comportamento a se consolidar, obrigando as empresas e marcas a se adaptarem.

O inbound marketing é uma boa resposta ao consumidor 3.0. Sua linha de ação compreende esses pontos fundamentais para o clientes: difundir conteúdos e informações em diversos canais e criar um relacionamento mais aprofundado com pessoas. Ou seja, ele alinha as expectativas do cliente às ações de marketing da empresa em um casamento perfeito.

3 motivos para fazer inbound marketing

Mas vamos concretizar os argumentos com motivos reais para aplicar o inbound marketing na sua estratégia de marketing digital. Para empresas, o retorno é o que conta, e este precisa ser bem delimitado.

1. Economiza dinheiro

O argumento econômico é sempre bem-vindo. A ideia do inbound marketing é conhecer o consumidor e iniciar uma relação com ele, que termina em uma compra. Quando o cliente é conhecido, as ações são direcionadas e têm uma taxa de sucesso maior.

Logo, o investimento para se conseguir vender é menor, uma vez que se direciona a comunicação e as técnicas de venda para o público certo. A dispersão de mídia é muito baixa, portanto não há desperdício de verba. Na linguagem do inbound, menor investimento para conquistar um lead.

2. Fideliza o cliente

A manutenção do cliente na casa é um dos principais desafios do marketing na atualidade. O inbound é bem eficiente para fidelizar no pós-venda por conta da relevância do conteúdo que oferta aos compradores. Mantê-los por perto é um dos objetivos da metodologia.

Trabalhando com marketing de conteúdo e de relacionamento, é possível manter a relação aquecida para promover o brand awareness e gerar valor tanto para o cliente quanto para a marca.

3. Aumenta as vendas

A função da publicidade tradicional não é vender. E sim levar o consumidor ao ponto de venda com o desejo de compra. O inbound marketing, por sua vez, agrega à sua pauta o aumento das vendas. Ou seja, não trabalha apenas na divulgação de produtos, mas efetivamente nos esforços de comercialização.

O inbound age para converter visitantes em leads e leads em clientes. Logo, é uma estratégia que conecta a comunicação online com as equipes de vendedores, promovendo o aumento do faturamento por meio do incremento das vendas.

Certamente existem muito mais motivos para adotar o inbound marketing na sua estratégia de marketing digital. Os benefícios são múltiplos e podem de fato modificar a forma como sua empresa atua no mercado digital. Vale a pena conhecer mais o método e aprofundar-se na forma com que se relaciona com o seu consumidor.

Se você se interessou pelo inbound marketing e acha que sua empresa está pronta para ele, entre em contato conosco e agende uma reunião.