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28/06/2018 Desenvolvimento de Sites

Meta descrição e SEO: entenda melhor

Colocar uma página em primeiro lugar nos resultados de busca do Google é uma tarefa de longo prazo que requer a utilização de muitos recursos. Um deles, pouco abordado no SEO e marketing digital, é a meta descrição (ou meta description, em inglês).

Trata-se de um pequeno resumo do conteúdo encontrado, que funciona como um anzol para atrair visitantes para a página. A meta descrição, portanto, funciona como um elemento de conexão entre o título e o interesse mais específico do leitor.

Entender a importância da meta descrição para o SEO é fundamental para se traçar uma estratégia de marketing digital.

O que é a meta descrição?

O resultado de uma busca no Google é um padrão que contém um título, a url e a meta descrição da página encontrada. Um bom título de uma página contém os elementos que uma pessoa procura na sua jornada na internet, o que pode ser um bom encaminhamento para o clique. Mas talvez não o suficiente.

A meta descrição disponibiliza até 320 caracteres (incluindo os espaços) para que seja descrito o resumo do conteúdo ou da página. São informações a mais que refinam o resultado de uma busca na internet e ajudam as pessoas a encontrarem o que procuram.

Ou seja, quem produz uma página ou conteúdo deve ficar atento à forma que o Google entrega o resultado, a fim de otimizar a informação que estará visível para as pessoas. Para tanto, ela deve ser concisa e de alta qualidade. Um texto qualquer ou a repetição do título não funcionam como um gancho para o leitor, é preciso ser persuasivo para atiçar a curiosidade e conquistar o clique.

A meta descrição e SEO

A meta descrição tem alguma influência na otimização de motores de busca? A resposta é não. Ela não é um parâmetro para as spiders do Google encontrarem o conteúdo mais relevante para a busca. Mas a meta descrição é importante para o SEO? Sim, e muito!

A questão é até simples: quanto mais informação preliminar o usuário tiver, maior a probabilidade de ele clicar no link da busca. Cada clique aumenta a aceitação da página, e o Google entende isso como algo positivo. Se várias pessoas estão clicando nesta página, ela é relevante para este parâmetro de busca, logo ela vai subir no ranking.

A meta descrição é quem pode detalhar o conteúdo da página e dar-lhe um melhor encaminhamento. Por exemplo, se você encontrou este artigo por meio de uma busca no Google, então leu a meta descrição: “Entenda a importância da meta descrição para a otimização dos motores de busca (SEO) e como ela deve estar integrada na sua estratégia digital”.

Certamente, este pequeno resumo deste artigo foi um elemento a mais para a sua decisão de clicar no link.

Meta descrição e marketing de conteúdo

O próprio Google informa que o melhor parâmetro para o bom rankeamento de uma página é o conteúdo relevante. As pessoas estão sempre em busca de informações que de alguma forma satisfaçam suas necessidades. Logo, ter um conteúdo relevante para o seu público é o critério número um para receber visitantes no site.

O marketing de conteúdo deve considerar como conteúdo tudo aquilo que se integra à informação pretendida pelos usuários. A meta descrição é mais um elemento que se encaixa nessa estratégia. Se ela não cumpre uma função técnica no SEO, tem um uma importância singular no aumento das taxas de clique.

Um resumo de um artigo de um blog corporativo que descreve com precisão e objetividade o conteúdo encontrado é um subsídio para uma tomada de decisão. Um clique a mais significa o CTR subindo e o bounce rate diminuindo. Ou seja, significa mais relevância para o Google e portas abertas para subir na página dos resultados de busca.

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