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Embora comprar uma base de leads para o envio de e-mail marketing já tenha sido uma prática comum, essa atividade não é mais efetiva e, muito menos, recomendada. E-mails são ótimas ferramentas para nutrir leads que chegaram espontaneamente até a marca através de ações de marketing assertivas. Essas pessoas estão realmente interessadas no que você tem a oferecer, dessa forma, uma lista comprada definitivamente não tem o mesmo valor de uma base adquirida de forma orgânica.

Veja os motivos pelos quais não devemos comprar uma base de leads!

Leads de baixa qualidade

Você venderia uma lista de e-mails qualificados adquiridos através de muito suor? Provavelmente não, afinal de contas, ninguém quer vender seus tesouros. Ao comprar contatos, você pode receber leads desqualificados, pouco informativa e com e-mails inexistentes ou falsos. Esse tipo de lista pode parecer uma boa ideia, mas a verdade é que não trazem nenhum tipo de resultado.

A lista não está interessada em você

Pessoas em listas compradas não querem saber da sua empresa. Esses leads nunca ouviram falar de você e não escolheram receber seus e-mails. Dessa forma, enviar e-mails para quem não está interessado é um grande desperdício de esforços pois a sua mensagem vai direto para o lixo.

Você pode estragar a sua reputação

Os e-mails enviados para as listas compradas têm altas taxas de desinscrição e de categorização como spam. Além de prejudicar a imagem da marca, isso pode afetar a reputação da empresa perante ao servidor pois a comunicação estará sendo classificada como indesejada. Caso isso aconteça periodicamente, o servidor pode cancelar a conta e tomar procedimentos legais contra a empresa.

Questões Jurídicas

Além de todas as questões que podem prejudicar a comunicação da marca, comprar uma base de e-mails é considerado ilegal. Além disso, a maior parte das ferramentas de automação de e-mail marketing, como o MailChimp, por exemplo, já não aceitam que as empresas usem leads comprados.

Para garantir a efetividade do seu e-mail marketing, é importante enviar somente para a sua própria base de leads. Dessa forma, além de direcionar os esforços para quem já está interessado em ler as novidades da sua empresa, você também receberá melhores respostas e possíveis bons resultados.