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Há um certo consenso de que o sucesso é relativo, único para cada situação analisada. Mas, para ter um blog de sucesso, relativizar talvez não seja a melhor escolha. Seguir por caminhos seguros pode ser a forma mais recomendada de alcançar objetivos com uma boa estratégia de conteúdo.

Se, por um lado, cada empresa deve buscar um posicionamento único — que a diferencie dos concorrentes — em sua estratégia de conteúdo; por outro, o blog corporativo deve ter certos atributos que o levam a cumprir os objetivos traçados com mais segurança e facilidade.

Neste artigo, listamos alguns desses atributos, que não podem faltar em um blog de sucesso.

Afinal, o que é um blog de sucesso?

Certamente é aquele cujo conteúdo é muito importante para os leitores. Um blog de sucesso é a melhor fonte de conteúdo relevante para o público que busca informações e constrói seu conhecimento sobre um tema. Mas para chegar a essa excelência é preciso ser estratégico.

Os blogs corporativos já estão incorporados como ferramenta tática no marketing digital. Sua função não é falar sobre a empresa e seus feitos no mercado, mas ajudar o público a formar a sua opinião e tomar a decisão de compra. Claro, optando pelo produto ou serviço da empresa.

Mas o blog corporativo, para ter sucesso, precisa ser encontrado. Por isso, precisa reunir os atributos necessários para o trabalho dos buscadores da internet e, com a mesma importância, reter a atenção dos leitores que o encontram.

Vamos compreender alguns desses atributos.

Política de Conteúdo

Um blog corporativo deve ter clareza sobre que temas deve abordar em suas postagens. Uma linha guia de assuntos deve ser traçada para que a empresa possa se posicionar sobre eles e ser reconhecida como autoridade. Para que isso ocorra, é necessário definir uma política de conteúdo, que direcione textos e materiais ricos a um objetivo e que atraia a atenção do público-alvo.

A definição de eixos temáticos para um blog é uma solução que ajuda a diversificar os assuntos e organizá-los em blocos. Ajuda tanto no planejamento quanto na pesquisa do usuário por todo o blog.

SEO

Não se pode pensar em um blog corporativo salvo nos favoritos do navegador de internet e sendo acessado diariamente pelo mesmo usuário. Não é assim que se constrói um blog de sucesso.

É preciso investir na otimização dos motores de busca para aumentar a audiência orgânica do blog e na promoção paga de postagens, para que tenha o alcance necessário. Lembre-se de que um conteúdo é um chamado para a conversão de vendas, logo todo investimento é passível de ter seu retorno.

Sem o marketing de busca, a relevância do conteúdo se perde entre o milhões de posts de blogs corporativos que são produzidos diariamente. É preciso, portanto, investir para que os textos encontrem seus interessados sempre.

Interação

Um blog de sucesso é também aquele que consegue estabelecer uma conexão com o público e direcionar o seu comportamento. Para diminuir a taxa de rejeição, é necessário que o leitor interaja com o blog, ou seja, que se interesse por outras coisas que encontrou nele.

A melhor forma de se estimular esse comportamento é convidando as pessoas. Pode ser para ler um artigo com informações complementares, para assinar a newsletter e se manter sempre atualizado ou mesmo compartilhar a postagem nas mídias sociais. São os chamados Call to Action.

Ao fazer isso, dois efeitos são produzidos: a alimentação do algoritmo com as informações de navegação, que ajudam os motores de busca, e a criação de autoridade no tema, a partir do reconhecimento público da empresa como especialista no assunto.

Soma-se a esses pontos a necessidade de ter postagens frequentes para se ter um blog de sucesso. Um blog atualizado periodicamente convida o leitor interessado nos temas a voltar por saber que sempre encontrará algo relevante por lá.

E o seu blog, tem o sucesso esperado? Se você acha que precisa avançar com ele, entre em contato e conte-nos mais sobre sua situação.