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Os benefícios do inbound marketing vão muito além das vendas qualificadas que esta metodologia é capaz de gerar. Uma campanha bem estruturada e com objetivos bem delimitados pode trazer ganhos em diferentes frentes para uma marca ou empresa.

Ao optar pelo inbound marketing, é possível colher benefícios de vendas, branding, gestão de comunicação, de verba e de tantos outros aspectos da comunicação. Para tanto, o delineamento dos esforços deve ser feito de forma profissional a fim de cumprir o planejamento traçado.

Dessa forma, além de aumentar as vendas, a campanha de inbound marketing pode gerar muitos outros valores para uma empresa. Vamos a eles.

1. Consciência de marca

Também conhecido como brand awareness, tem sua importância por provocar negócios a partir da imagem e percepção da marca. Uma campanha de marketing de atração consegue, numa perspectiva mais ampla, inserir uma marca no cotidiano do consumidor.

Dessa forma, é desenvolvida uma consciência a respeito da marca e da sua atuação mercadológica. Isso, claro, conectado a uma produção de conteúdo que ajuda as pessoas a entenderem as razões de uso do produto e suas formas de aquisição. A geração de valor de marca é uma consequência imediata deste cenário.

2. Segmentação

Um dos fundamentos do inbound marketing é a criação de personas para o direcionamento da atração. As personas são o retrato do consumidor ideal, aquele que procura o produto com maior naturalidade e para quem os conteúdos apontam.

Esta segmentação permite a maior compreensão do público-alvo e a otimização dos esforços de comunicação. Dessa forma, a dispersão de mídia é minimizada, e a verba acaba sendo empregada para atrair clientes com alta probabilidade de consumo.

3. Gastos otimizados

A verba é a preocupação primária de todo cliente. Conseguir o máximo de resultados com o dinheiro disponível é um objetivo comum a toda empresa. Com o inbound marketing, é possível reduzir significativamente os investimentos em comunicação e manter e ampliar os ganhos.

Isso porque o inbound marketing direciona os esforços para um público específico e em plataformas que ele frequenta. O intuito não é atingir o máximo de pessoas o tempo todo, mas as pessoas desejadas nos momentos mais propícios. Com isso, o retorno sobre o investimento costuma ser maior do que o de campanhas de mídia tradicional.

4. Mensuração em tempo real

Gastos são também otimizados pela possibilidade de eliminar o que não está dando certo e investir mais no que produz um resultado melhor. O uso de métricas no inbound marketing permite que se analise a resposta do público em tempo real, medindo o sucesso de cada ação.

Diversas são as ferramentas que produzem dados para ajudar na tomada de decisão. O marketing de atração trabalha com a constante análise de indicadores de performance para direcionar a comunicação para onde o resultado é mais eficiente.

Investir em inbound marketing

Já é uma tendência de mercado há alguns anos incorporar o inbound marketing nas estratégia de comunicação com o mercado. A geração de leads qualificados para a compra de um produto, com alto grau de conhecimento, tem sido um ótimo método de alavancar vendas.

Descobrir que esta metodologia pode trazer mais benefícios é também sua consolidação como uma das formas mais eficientes de ação no marketing digital. Portanto, é um investimento que produz benefícios em diversas frentes e uma chance da marca, do produto e do relacionamento com o cliente serem trabalhados de forma integrada.

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