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26/07/2018 Marketing digital

O ROI nas redes sociais: aprenda a calcular

Uma dúvida muito comum entre empreendedores é saber o quanto de negócios foram gerados a partir de suas ações de comunicação na internet. Por exemplo, a quantidade de produtos vendidos em um período de campanha. Para isso, existe o cálculo do ROI, o return over investiment ou retorno sobre investimento.

Quando o retorno é sobre as ações nas mídias sociais, as dúvidas só aumentam. Como calcular a efetividade das ações feitas no Facebook, no Instagram, no Linkedin e outros? Em outras palavras: como calcular o ROI nas redes sociais? É o que vamos argumentar neste artigo.

Continue a leitura para saber mais.

O que é o ROI?

O ROI é um indicador e, como tal, ajuda a dar um ponto de referência para a análise dos resultados esperados em uma ação de comunicação nas mídias sociais. Ou seja, ele é um parâmetro que ajuda a enxergar de onde vêm as receitas e quais foram os esforços necessários para obtê-la.

A importância do ROI nas redes sociais e demais plataformas é justamente dar um panorama de retorno para, nas constantes análises do marketing digital, saber o que está dando certo e o que está dando errado.

Como calcular o ROI?

Não é nada difícil. No fundo, o ROI indica o quanto de dinheiro foi aplicado para conseguir uma receita, fazendo uma correlação direta entre os dois. A fórmula básica para o cálculo é a seguinte:

ROI = (Receita – Custo) x 100
Custo

O resultado dela é expresso em porcentagem. No caso, se uma empresa investiu R$ 2.500,00 em uma ação e teve um retorno de R$ 20.000,00, o cálculo do ROI dará o resultado de 700%. É um número excelente, mostrando que para cada R$ 1,00 investido o retorno foi de R$ 7,00.

Talvez R$ 20.000,00 não seja a maior das receitas para uma empresa. Mas pondo em perspectiva, o ROI ajuda a enxergar o seu custo de aquisição, mostrando que o investimento trouxe um retorno real.

O ROI nas redes sociais

Chegamos ao foco deste artigo, que é entender o ROI nas redes sociais. Primeiramente, é preciso saber que uma empresa está nas mídias sociais por razões diferentes da de uma pessoa. Embora usem a mesma ferramenta — a interação —, pessoas acessam essas plataformas para se informar e socializar. Já as empresas buscam fazer da interação neste meio uma forma de gerar valor para o seu negócio.

Dessa forma, o objetivo empresarial é, no fim das contas, usar as mídias sociais para obter resultados financeiros. E o ROI é a forma de medir estes resultados. Para tanto, é preciso considerar alguns fatores.

Conversão

É o termo de marketing digital que define o quanto das ações se transformaram em vendas. Um lead precisa comprar para se converter em cliente e gerar uma receita. Para calcular o ROI nas redes sociais, é necessário saber se o lead foi captado, por exemplo, por anúncios no Facebook ou Instagram. Se sim, mesmo que tenha efetuado a compra em outro momento ou por um diferente meio, é necessário inserir a receita gerada na conta do ROI.

A tarefa é usar instrumentos de rastreamento do cliente para entender qual foi a porta de entrada dele no negócio.

Métricas

Métricas são o marketing digital em seu formato mais puro. É em busca dos números demonstrados que os profissionais criam campanhas, programam as ferramentas e difundem informações. As métricas são a quantificação dos resultados obtidos, é o que, no fim das contas, interessa.

Ao analisar as métricas, tem-se o panorama das ações e, com os dados de audiência e engajamento, é possível saber o volume da audiência e sua interação. Cliques, curtidas, leituras são indicativos de engajamento e um passo essencial à conversão. Mas é preciso ter cuidado com as métricas de vaidade: ter muitas curtidas em uma página e pouca interação nas postagens não ajuda a converter vendas.

Resultados

No fim das contas, o que interessa é a receita gerada. O ROI nas redes sociais visa a mostrar a contribuição das plataformas para se conseguir o resultado alcançado. Mas o ROI, como dito, é um indicador de performance. Ele mede o que foi conseguido a partir dos parâmetros estabelecidos, portanto é dentro desse enquadramento que deve ser analisado.

Por exemplo, uma campanha de Black Friday dura entre 24h e 36h e são as receitas desse tempo que contam. Mas o trabalho nas mídias sociais é feito durante o ano inteiro, criando interações, engajamento e lembrança de marca. O montante obtido pela Black Friday deve ter seu ROI calculado, mas a análise deve levar em conta o histórico de atuação da marca nas redes sociais.

O ROI nas redes sociais deve ser calculado para servir de trampolim para ações futuras. O que é eficiente para a captação de receitas deve ser otimizado. O que se mostrar insatisfatório deve ser eliminado. E neste caminhar mensurável e quantificável é que cada vez mais as marcas enxergam a eficácia do marketing digital.

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Postado por:
Flávia da Fonte