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Nos dias de hoje, para ter um negócio bem-sucedido, é imprescindível investir na área de marketing, principalmente no segmento digital. Os profissionais e estabelecimentos da área da saúde não estão isentos dessa lógica, e, por trabalharem com o bem-estar das pessoas, possuem algumas especificidades que precisam ser atendidas. Uma das estratégias de marketing mais eficazes para esse segmento é a utilização dos gatilhos mentais. Conheça a seguir mais um pouco sobre essa estratégia e quais são os principais gatilhos utilizados para os negócios deste ramo.

Os gatilhos mentais são uma estratégia de marketing muito utilizada por diversas empresas, de segmentos variados. Esse método pode ser definido como a utilização de algumas informações ou táticas para que estimulem um tipo de comportamento, a fim de conquistar novos clientes e fidelizá-los. Dessa forma, baseadas no acesso ao conteúdo, as pessoas do público-alvo passam a tomar decisões ou enxergar que aquele serviço ou produto é uma necessidade que causará seu bem-estar.

É importante salientar que devem ser respeitados princípios éticos, e não se pode fazer uma propaganda enganosa e mentirosa. Os gatilhos a serem utilizados devem contar com informações verdadeiras, para que seus futuros pacientes possam tomar uma decisão fundada em transparência e honestidade.

Dito isso, os principais gatilhos que podem ser utilizados no marketing médico são:

Autoridade

Os médicos devem demonstrar autoridade sobre sua área de atuação para que um novo paciente confie em seu trabalho. Os pacientes que buscam algum tipo de tratamento para um problema de saúde precisam confiar naquele profissional e acreditar que ele será capaz de solucionar suas queixas. Portanto, é importante mostrar domínio sobre a especialidade. Alguns métodos utilizados são a produção de conteúdos para a internet, como vídeos e textos educativos para blogs e redes sociais, esclarecendo as dúvidas mais frequentes da especialidade.

Humanização

A pessoalidade também é uma forma de conquistar a confiança de seus pacientes. Prestar um atendimento com comunicação humanizada e mais empática ajuda o paciente a sentir-se mais confortável e acolhido durante as consultas ou os procedimentos médicos. Esse tipo de conduta ajuda a construir uma relação receptiva com o público, o que é importante para que ele se sinta em um ambiente livre, para esclarecer sua condição sem quaisquer julgamentos.

Aprovação social

Um dos principais meios de construir sua reputação é através da aprovação social. Seja nas redes sociais, no site próprio ou no Google, é possível verificar comentários positivos e negativos de profissionais e estabelecimentos. É importante incentivar seus pacientes para que eles compartilhem como foi a experiência deles durante os tratamentos e as consultas, para que novas pessoas tenham acesso a esses comentários enquanto estão procurando por um profissional qualificado. Através disso, o seu público-alvo se sentirá mais confiante com seu trabalho ao saber que outras pessoas gostaram do serviço prestado.

Para conhecer mais a fundo essas e outras estratégias para impulsionar seus negócios, o profissional pode apostar em uma pós-graduação online na área de marketing. Com a habilitação em marketing, será possível conhecer diversos métodos e táticas de divulgação, como delimitar e conhecer seu público-alvo, desenvolver um plano de negócios, entre outros conteúdos para tornar seu investimento ainda mais lucrativo.