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09/03/2018 Marketing de Conteúdo

Como o marketing de busca pode alavancar seu negócio

Encontrar o conteúdo desejado e resolver um problema é o objetivo de quem acessa buscadores na internet, como o Google e o Bing. Trabalhar para que uma marca seja achada entre milhões de outras é o que faz o marketing de busca.

O marketing digital recorre a técnicas de posicionamento de websites nas primeiras posições de resultados de buscadores com o objetivo de unir o interesse de consumidores e o das marcas, utilizando todo o potencial de geração de tráfego dos motores de busca.

Mas qual o impacto disso nos negócios? É possível aumentar o número de vendas e ganhar mais clientes aplicando as técnicas de marketing de busca?

É o que vamos discutir neste artigo.

O marketing de busca

Ele é conhecido como Searching Engine Marketing — SEM, ou Marketing de Motores de Busca. Esta sigla é sempre acompanhada de outra: SEO, ou Searching Engine Optimization. Já abordamos aqui no blog a diferença entre SEM e SEO. Em resumo, essas duas siglas são o conjunto de ferramentas utilizadas para gerar audiência orgânica (SEO) e audiência paga (SEM) nas diversas plataformas da internet, com ênfase no trabalho dos buscadores.

O uso estratégico dessas técnicas permite que um site tenha seu tráfego aumentado, como forma de auxílio ao seu modelo de monetização. O marketing de busca, portanto, é uma tática que ajuda a direcionar os buscadores a encontrarem o conteúdo de um site a partir da pesquisa de um usuário.

Audiência orgânica ou paga?

Já passou o tempo em que as mídias sociais e os buscadores entregavam bons números de audiência orgânica, aquela rankeada sem a necessidade de pagamento. Era só ter um conteúdo relevante, que causasse interesse, para o público se encarregar de distribuí-lo pela rede, alimentando o algoritmo para conseguir mais impressões.

Hoje em dia, a realidade é outra. Cada vez mais no marketing digital os investimentos em mídia são necessários para alcançar o número de visitantes desejados em um site, plataforma ou mídia social. Sem usar os serviços do Google Adwords ou Facebook Ads, dificilmente os resultados virão. Até porque boa parte do tráfego passa por essas plataformas.

Mas não é só uma questão de pagar. Com estes serviços, é possível direcionar anúncios, postagens e conteúdos a um público específico, parametrizado por região, idade, hábitos, gênero, etc. Com o SEM, é possível alcançar o seu público-alvo com bastante precisão, otimizando os esforços de mídia.

Audiência para gerar negócios

Quebrado o mito do marketing digital quase de graça, é necessário criar sinergia entre as técnicas de SEO e SEM. Não é possível, em um planejamento digital, prescindir de um deles. Ao contrário, recomenda-se que se explore ao máximo os recursos de cada um para conseguir direcionar o tráfego de uma página.

Audiência elevada e direcionada significa mais gente entrando em contato com argumentos de vendas, sendo seduzida por diferenciais e criando consciência sobre produtos e marcas. Este é o caminho natural da jornada do cliente até o momento da compra. Isso só vai acontecer, claro, se este cliente chegar de alguma forma na página da sua marca.

O inbound marketing tem se popularizado justamente por conseguir atrair audiência, nutri-la de informações e transformá-las em potenciais clientes à espera da força de venda. Dentre as técnicas utilizadas, está o marketing de busca. Muitas empresas têm se valido do inbound em suas estratégias digitais para alavancar vendas.

Para o marketing digital, o marketing de busca é a porta de entrada das oportunidades de mercado. Fazer os arranjos necessários das técnicas de SEO e SEM é muito mais do que mostrar anúncios em massa para uma audiência difusa, mas direcionar uma mensagem publicitária específica diretamente para o público-alvo.

Gostou deste artigo? Temos sempre produzido conhecimento sobre as diversas áreas do marketing digital. Siga-nos nas mídias sociais para ficar sempre por dentro.