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25/04/2019 Marketing digital

Saiba como anunciar no Instagram

Anunciar no Instagram parece ser um caminho natural para empresas e marcas que optam pelo marketing digital. A plataforma é uma das mais populares e mais acessadas diariamente por pessoas de todas as idades, com mais de 1 bilhão de usuários ativos. Um potencial imenso de comunicação e difusão de marcas e produtos.

O Instagram Ads é a ferramenta de anúncios do aplicativo. Como tudo no ambiente virtual, é intuitivo e pode ser acessado por qualquer empreendedor. Contudo, conseguir usar a ferramenta não significa fazer bom uso dela. O marketing digital é um pouco mais complexo do que anunciar em mídias sociais.

Neste artigo, você vai conhecer as regras de postagens, os tipos de anúncio e o uso estratégico do Instagram Ads para beneficiar a sua empresa. Boa leitura.

Planejamento em foco

Anunciar no Instagram não pode ser reduzido a fazer postagens para conseguir audiência orgânica ou dispender algum dinheiro para impulsionamentos. O Instagram é mais uma plataforma de comunicação, que deve ser pensada no conjunto de sua estratégia digital. Nenhuma ação no aplicativo deve ser feita isolada do conjunto de ações de uma campanha de marketing digital.

Dessa forma, o planejamento de marketing digital deve ser o principal guia para a decisão de anunciar no Instagram. E como tal, todos os passos devem ser previamente descritos para se alcançar objetivos e metas traçados. O diferencial do planejamento é justamente criar frentes de ação e delegar tarefas às plataformas para extrair delas o que têm de melhor, contribuindo para se chegar nos resultados esperados da forma mais eficiente.

Como anunciar no Instagram

Planejamento traçado, é hora de ativar a ferramenta e perseguir os objetivos propostos. O Instagram Ads proporciona às marcas anunciar de diversas maneiras e oferece opções de segmentação que ajudam a direcionar bem os anúncios. Lembre-se: é o algoritmo que entrega os anúncios, portanto uma boa orientação é um esforço necessário para atingir o público certo.

1. Regras de postagens

  • Texto/Legenda: São aceitos até 300 caracteres, o que já é muito para uma mídia social focada nas imagens. Mas o ideal é caprichar nos primeiros 125 caracteres, que são os visíveis. Depois deles, vêm as reticências (…) e a necessidade do clique do usuário para a leitura.
  • Imagem: 30MB é o limite da plataforma, e os formatos mais recomendáveis são .jpg e .png. Imagens são o gancho para a atração do público, por isso precisa ser bem elaboradas e estar em boa qualidade.
  • Card: É o texto em cima das imagens. O Instagram limita muito o alcance das postagens patrocinadas que o texto ocupe mais de 20% da imagem. Todo o cuidado com esse tamanho.
  • Vídeos: O limite máximo é 4GB, nos formatos .mov, .mp4 e .gif, com vídeos de duração entre 03 e 60 segundos. O segredo aqui é não abusar do tempo nem ser sucinto demais. Vídeos com média de trinta segundo costumam ter engajamento maior.

2. Tipos de anúncio

  • Imagem: É o tipo mais popular de anúncio, muito parecido com uma postagem de um usuário comum. São aceitas fotos com 1080 pixels de largura e 566 pixels de altura e há o botão para o call to action.
  • Vídeo: Funciona de forma similar ao anúncio de imagens, com botão call to action, mas aceitando vídeos de 1080 pxl x 1440 pxl. Mesmo em vídeo, é recomendado o uso de legendas, já que muitos sequer ativam o som durante a navegação.
  • Carrossel: É um tipo de anúncio dinâmico que aceita de até 10 imagens ou vídeos, que se torna ideal para o uso do storytelling ou de tutoriais. Também possui botão CTA e o tamanho máximo das imagens é 1080 pxl x 1080 pxl.
  • Slideshow: Nesse formato, as imagens rolam automaticamente e são acompanhadas de uma trilha de sua escolha. Dá para clicar um pequeno clipe de 50 segundos, com o máximo de 5 segundos por slide. Os limites são de 1080 pxl x 566 pxl.
  • Formulário: ideal para captar leads pelo Instagram, acompanhando os outros tipos de anúncio.
  • Stories: É o tipo de anúncio do momento, já que os stories é o recurso mais usado atualmente no Instagram. A exibição de imagens dura 5 segundos e os vídeos, até 15 segundos. A resolução máxima é de 1080 pxl x 1920 pxl.

3. Estratégia

  • Objetivo: O Instagram ajuda a entregar anúncios de acordo com o seu objetivo de marketing. É só escolher entre Gerar Tráfego, Captar Leads, Conversão, Vendas ou outros parâmetros. Lembre-se do que falamos acima sobre planejamento de marketing digital.
  • Público-alvo: Segmentar é fundamental para atingir as pessoas certas. Tenha a consciência de quem é seu público e estabeleça os parâmetros de idade, cidade, gênero, interesses, etc. Após isso, o Instagram Ads fornecerá uma estimativa do alcance da campanha.
  • Posição: Neste passo, você escolhe em que área do Instagram vai anunciar, como no feed ou no stories. Lembre-se de fazer testes A/B para saber os anúncios que trazem mais engajamento junto ao seu público.
  • Budget: O Instagram Ads é bem acessível e permite que você estabeleça o quanto quer gastar na campanha. É possível criar um limite diário de gastos ou deixar o algoritmo entregar os anúncios durante um período estabelecido, até a verba ser integralmente usada.

Não tenha dúvidas de que o Instagram é uma das plataformas de maior potencial para o marketing digital. Seu uso racional, dentro de uma estratégia de campanha, pode trazer resultados bem interessantes para produtos e marcas.

Aposte no Instagram como sua plataforma de campanha digital. Entre em contato conosco para montarmos uma estratégia vencedora para seu negócio.

Postado por:
Flávia da Fonte