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Parece óbvio que todas as empresas precisam estar na internet hoje em dia. Não há dúvidas do potencial da rede para fazer bons negócios. Mas você sabe por quê? 

A transformação digital das empresas e a cultura digital das pessoas se unem para fazer do ambiente virtual uma excelente plataforma para a performance dos negócios. Mais do que apenas estar conectado, é necessário entender o que a internet pode fazer pelo seu negócio.

Elencamos 3 grande motivos para a sua empresa estar no meio digital e extrair dele todo o potencial comercial, de mídia e de relacionamento. Boa leitura. 

1. Conectar sua empresa a 70% dos brasileiros

São 126,9 milhões de pessoas no Brasil que têm de alguma forma acesso à internet. Este dado é da pesquisa TIC Domicílios (Cetic), divulgado em 2019. O cenário é de crescimento, tanto nos centros urbanos e quanto nas zonas rurais. Também cresce o uso da internet nas classes D e E.

Como esses números podem representar uma vantagem para a sua empresa? Conectar significa mudar de hábito e se inserir na economia digital, abrindo frente para a atuação online de um número cada vez maior de empresas. É o que revelam dados da mesma pesquisa:

  • 97% acessam pelo celular – o que mostra que podem fazer negócios online e ser impactado pelo marketing digital a qualquer momento.
  • 43,7 milhões de pessoas compraram pelo menos uma vez na internet – o comércio eletrônico é uma das tendências mais fortes na transformação digital.
  • 12% já pedem comida por aplicativos – já se inicia um novo hábito de ligação das empresas com o mercado por meio de aplicativos de intermediação.

Certamente, a mudança de postura do brasileiro em relação ao digital se cruza com algum aspecto do seu negócio para gerar oportunidades.

2. Não limitar o funcionamento da empresa

A internet não fecha. Seu cliente tem acesso ao seu produto ou serviço ou mesmo a informações 24h por dia durante toda a semana. Isso dinamiza a relação da empresa com o usuário, que pode escolher como e quando entrar em contato e fazer negócio.

Com a automação de marketing, boa parte do negócio pode funcionar sozinho, como na estratégia de inbound marketing. Veja alguns exemplos:

  • Fluxo de automação de campanhas segmentadas, fazendo a máquina trabalhar sozinha de forma personalizada.
  • Venda de produtos 24h por dia.
  • Propaganda programada para plataformas e horários específicos.

A internet é um lugar em que sua empresa está sempre aberta esperando clientes chegarem.

caso de uso de marketing digital

3. Otimizar os seus processos

Muitos processos burocráticos do mundo offline podem migrar para a internet e ganhar muito em agilidade e segurança. Serviços como o de atendimento direto ao cliente (SAC) podem ser feitos por chats, boletos de pagamento podem ser gerados em sites, intranets e sistemas têm o potencial de agrupar informações importantes de clientes, como endereço e histórico de compras e tantos outros tipos de dados sensíveis.

As operações da sua empresa otimizadas na internet podem trazer os seguintes benefícios:

  • Melhora a relação com clientes – que se sentem mais bem atendidos, participando do negócio e com canais de relacionamentos abertos e funcionais.
  • Diminui custos operacionais – ao centralizar operações na internet, diminui a necessidade de espaço físico, insumos, mão de obra e também o custo do retrabalho associado a processos ineficientes.
  • Aumenta a presença online – gera uma conexão maior com o público e confiança na cultura digital.
  • Possibilita novos negócios – através de reuniões por vídeo para prospecção e assinatura de contratos por meio digital.

Não é de hoje que cresce a necessidade de as empresas estarem conectadas e ocuparem espaços que o público frequenta. A transformação digital é uma tendência e uma realidade.

Para você se convencer e complementar seus conhecimentos, recomendamos a leitura do artigo “Marketing Digital: 8 perguntas respondidas de forma objetiva”, que está disponível no nosso blog.

Sua empresa só tem a ganhar entrado de cabeça na internet e no marketing digital. Isso tudo pode ser feito de forma planejada e gradual, indo além do senso comum e trazendo resultados concretos e mensuráveis.

Quer saber como? Entre em contato com a gente para conversarmos sobre a melhor estratégia digital para o seu negócio.