fbpx

Blog

14/08/2020 UX Design

UI x UX: o usuário no seu site

UI e UX são conjuntos de letrinhas muito populares no marketing digital. Elas significam User Interface e User Experience. São conceitos do design que auxiliam em muito o desenvolvimento de plataformas digitais de todos os tipos.

E o que eles significam? É isso o que vamos explicar neste artigo. Embora trabalhem juntos, há diferenças entre UI e UX que valem a pena explorar para compreender como usar essas técnicas para melhorar seus produtos digitais.

Boa leitura e bom aprendizado.

UX, a experiência do usuário

Entendemos experiência do usuário como o conjunto de sensações que uma pessoa tem ao usar qualquer dispositivo virtual (claro, aqui estamos restringindo ao campo da internet). Essas sensações podem ser positivas ou negativas e são resultados da interação do usuário com o sistema.

Se uma pessoa vai fazer uma compra virtual e não consegue finalizar por ter muitos passos e ser tudo confuso, é possível que ela tenha uma má experiência. Isso gera frustrações, abandonos e até raiva. É uma situação não desejada que pode impactar negativamente qualquer estratégia de marketing digital.

O UX design tem o papel, em um caso desses, de compreender como o usuário se comporta para chegar até o fim do processo, como uma compra. Saber o que ele quer, como navega, quais suas inseguranças, o que lhe faz bem, etc. Isso tudo pode ser resumido em uma palavra: empatia.

Com empatia, o UX designer se colocará no lugar do público durante todo o fluxo de navegação. Ele irá compreender o seu comportamento para identificar falhas em layout, usabilidade e navegabilidade e promover as mudanças para que o usuário tenha uma experiência muito fluente e natural em um site, aplicativo, software ou sistema.

UI, a interface do usuário

Se no UX focamos no fluxo de navegação, no UI o foco é mais específico: os aspectos visuais de uma página. Embora sejam conceitos diferentes, vale reforçar que o UI é uma das preocupações do UX design. Vamos explicar melhor abaixo.

A interface do usuário refere-se, basicamente, à tela em quem há a interação das pessoas com o dispositivo. Ao olhar para o layout, uma pessoa deve se sentir orientada e, intuitivamente, saber o que fazer ali para conseguir o que quer. É tarefa do UI levar a esse “passo a passo” por meio de um layout bem estruturado, com elementos suficientes e bem distribuídos na página.

O UI designer trabalha as questões visuais para que os usuários tenham a melhor experiência na página: encontrar o menu, saber usar botões, rolar o conteúdo para achar o que quer, visualizar imagens da melhor forma e outras coisas concernentes ao design do que se vê na tela.

E no seu site?

Se você usa sites e aplicativos em sua estratégia digital, deve ter uma atenção especial com UX e UI. Experiência do usuário e Interface do usuário são mais do que ferramentas de construção de layouts e plataformas. São técnicas de design usadas para tornar os ambientes mais amigáveis às pessoas com o intuito de:

  • Reter usuários
  • Aumentar a Conversão
  • Valorizar marcas

Recomendamos que você desenvolva suas plataformas com profissionais capazes de aplicar os conceitos de UX e UI para otimizar os resultados. Esse trabalho deve ser feito olhando para o seu cliente, que deve estar bem à vontade e motivado, enquanto navega pelo seu site, loja virtual ou aplicativo.

Este conteúdo foi útil? Que tal compartilhar nas suas mídias sociais?