fbpx

Blog

05/10/2017 Desenvolvimento de Sites

Qual a importância da usabilidade para o seu site?

A usabilidade do website está relacionada com a facilidade e eficiência de navegação oferecida para o usuário. Já parou para pensar quantas vezes você abandonou uma página porque ela era muito confusa, inconsistente ou por não conseguir achar o que estava procurando? Aposto que isso acontece sempre e, muitas vezes, você não percebe.

Por quê adotar uma boa usabilidade?

O principal objetivo de um website é atender ao cliente, portanto, criar um ambiente fácil de navegar é a chave para reter o visitante por mais tempo. Com tanta concorrência e pessoas oferecendo o mesmo serviço, é fundamental que o negócio ofereça uma atmosfera confortável e com boa usabilidade e experiência de usuário.

Como adotar a melhor estratégia de usabilidade?

O primeiro passo para uma estratégia de sucesso é conhecer profundamente o seu público e descobrir quais são os problemas para os quais ele busca solução. Se pergunte: o que posso fazer para tornar a vida do meu cliente mais fácil? Quando descobrir a resposta, ela deve estar em foco no site.

Ao invés de tentar incluir todas as informações possíveis sobre o seu negócio, é fundamental que haja uma reflexão sobre o que o cliente realmente quer encontrar. Além disso, não faça com o que seus visitantes demorem para achar uma solução pois isso pode atrasar e dificultar a tomada de ação.

Veja algumas dicas para oferecer uma ótima usabilidade para o seu site.

Seja simples

A aparência do seu site é bastante importante, porém ela não deve ser o foco. Adicionar diversos elementos desnecessários no visual vai distrair o visitante e retardar a ação. Mantenha uma página simples para facilitar a navegação.

Consistência

Ter consistência não quer dizer que todas as páginas devam ser iguais, e sim que todas elas devem seguir uma estrutura e padrões pré-determinados pelas diretrizes da marca. Layouts, Cores, fontes e até a maneira de escrever o conteúdo devem ser consistentes para que o visitante se sinta sempre “em casa”.

Valorize o mais importante

A organização do website deve valorizar os tópicos mais importantes para garantir que o usuário saiba quais são os próximos passos que ele pode dar dentro da página. Organize os elementos de forma que o call to action esteja bem visível e em uma posição valorizada.

Esteja presente no ambiente mobile

Não ter um site adaptado para o celular pode fazer o negócio perder muitas visitas e oportunidades. Uma boa navegabilidade no mobile é essencial para agregar aqueles que estão utilizando um smartphone ou tablet.

Esses são alguns dos principais pontos para garantir uma boa usabilidade para o seu site e solucionar os problemas dos seus clientes. Para saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco!