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Não é de hoje que o Instagram é reconhecido como uma das grandes plataformas de vendas na internet. O app, que surgiu como local de compartilhamento de fotos, logo ganhou contornos de market place e, hoje, com seu perfil de negócios, pode ser um grande aliado para aumentar suas vendas.

Neste post, vamos ver como o perfil de negócios do Instagram ajuda a criar excelentes condições comerciais para aumentar suas vendas na plataforma.

Dedique alguns minutos do seu tempo para a leitura e bom aprendizado.

O que é o perfil de negócios do Instagram?

Para responder a essa pergunta, vamos contar uma historinha. Não a de alguém específico, mas a de milhares de pessoas que enxergaram o Instagram como um espaço para fazer negócios. São pessoas que usaram seus perfis para expor produtos, atrair pessoas, fazer relacionamentos e, por fim, efetuar vendas.

O sucesso do Instagram como plataforma comercial foi tão grande que atraiu as grandes marcas para exporem seus produtos lá. Hoje, o Instagram, com seu público de 1 bilhão de usuários, é um espaço tanto para postagens pessoais quanto para a exposição de produtos e vendas.

O próprio Instagram não ficou parado e fez as devidas alterações no app para atender melhor a crescente demanda de empreendedores. Assim, ele diferenciou os perfis da seguinte forma:

  • Perfil pessoal – para o público geral postar suas fotos na timeline e nos stories e fazer suas relações com a rede de contatos.
  • Perfil de criadores de conteúdo – voltado para creators que podem fazer parcerias com marcas e explorar comercialmente os seus conteúdos.
  • Perfil comercial – direcionado para empresas, que têm acesso a uma suíte de soluções para alavancar os negócios, como sistema de publicidade programática (ads) e dados estatísticos para análise.

É este perfil comercial do Instagram que deve ser explorado pelas empresas para fazer negócios e aumentar mais as vendas. E como fazer isso? É o que vamos explicar nas dicas abaixo.

1. Explore bem os recursos do Instagram

Uma conta comercial no Instagram precisa ir além das publicações para vender mais na plataforma. Existem muitas ferramentas disponíveis para atrair o público para seus produtos e ajudar nos esforços de venda.

Com o Instagram Shopping, é possível criar nas postagens etiquetas de venda com descrição dos produtos, preço e link para ambiente de vendas. É um atalho direto da vitrine para a prateleira, encurtando o caminho do cliente até o seu produto. 

Este é apenas um dos recursos da conta comercial do Instagram. Conhecendo melhor a plataforma, dá para ter outras ideias para usar bem as ferramentas disponíveis. 

2. Crie uma loja no Instagram

O novíssimo recurso do Instagram para contas comerciais (anunciado em junho de 2020) é a criação de lojas dentro do perfil. Pois é, agora o Instagram funcionará como uma plataforma de e-commerce.

É mais um lugar de vendas diretas que pode auxiliar no aumento do faturamento de uma empresa, recurso já usado no Facebook. Ao criar uma loja no Instagram, você pode proporcionar uma maior imersão dos clientes com seu produto, oferecendo uma maior experiência para encaminhar para a venda na própria plataforma.

3. Estimule seu público

Vender é um esforço que demanda várias ações, e não apenas uma resposta a um pedido comercial. O Instagram, antes de tudo, é um local de entretenimento para o público geral, e uma empresa pode fazer parte desse ambiente para aumentar vendas.

Por isso, o conteúdo é fundamental. Faça do seu perfil comercial uma referência para seus seguidores, com imagens e vídeos imersivos, textos cativantes. Tudo isso usando a timeline, os stories e hashtags para criar relevância e estimular o engajamento.

Um perfil ativo e com alto engajamento é um ambiente pulsante para as vendas. Um público estimulado a participar está pronto também para o consumo, e os resultado são percebidos no aumento do faturamento.

4. Promova seus produtos para as pessoas certas

Não poderíamos deixar de falar da publicidade no Instagram. Mais do que uma alternativa, ela é uma ferramenta fundamental para um perfil comercial ter entrega de conteúdo e respostas de usuários. A estratégia orgânica é apenas um complemento nesse caso.

O ideal é qualificar ao máximo o público que irá receber os seus anúncios e ofertas. Segmente bem pelo perfil demográfico (idade, gênero, localização) e psicográfico (interesse de consumo, momento de vida) para atingir as pessoas certas. Mas lembre-se sempre de que o Instagram é uma mídia visual, então use imagens e vídeos interessantes e cativantes para compor sua publicidade online.

A publicidade no Instagram é programática, ela vai ser entregue para pessoas que têm o perfil escolhido. É sua chance de falar de forma adequada com elas. Isso otimiza a verba e torna a publicidade mais eficiente. Sua taxa de retorno em vendas pode ser bem alta se a publicidade for bem direcionada. 

O perfil comercial do Instagram pode fazer muito pelos seus esforços de venda. Então, faça bom uso dos seus recursos e, precisando de ajuda, procure a Tante. Ficaremos felizes em compartilhar dos nossos conhecimentos.

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